sábado, 15 de janeiro de 2011

Porto Seguro

Amigos, agora no inicio de Janeiro fiquei por 8 dias em Porto Seguro, local que foi o berço da História do Brasil. No entanto queria ressaltar alguns pontos que ali avistei.
Primeiro deles é que percebi que a maioria dos turistas que ali se encontravam não estava nem um pouco preocupados com a história do Brasil, estavam sim para curtir o que a Bahia de um modo geral oferece.
Quando fazíamos os passeios e os agentes de turismo falavam da história, incomodava a maioria dos turistas. Será que nós temos vergonha de ser brasileiros? Observei que os turistas estão mais preocupados em aproveitar o lazer, diferentemente de outros lugares que já visitei a onde encontramos até pessoas da localidade visitando os Museus ou Monumentos.
Um povo não pode ter vergonha de suas origens, assim também relembrar é viver, mesmo tendo total conhecimento da história devemos respeitar e apreciar o que restou da nossa história. Alem do mais tudo que existe preservado em Porto Seguro está bem vivo para todos verem.
Somos um país jovem e a nossa história ainda hoje busca sua própria identidade para sair da miséria e dos tristes escândalos políticos. Tão pouco se preocupa com a preservação da história.
Só existe uma consciência de quem somos na Copa do Mundo ai saímos deste casulo e nos tornamos brasileiros.
Fiquei muito triste por esse episodio, mas aproveitei bastante as muitas informações que me foram passadas e ainda pode comprovar bem de perto.
Recomendo aqueles que ainda não conhecem para quando tiverem uma oportunidade ir conhecer. No entanto se vistam do espírito de brasileiro para apreciar nossa história e a beleza daquele lugar.

ML Santa`Ana