segunda-feira, 24 de agosto de 2009

As suas palavras tem a sua força


Resolvi que escrever seria meu único caminho de expressão para colocar minhas idéias de forma que eu buscasse além do sentido das palavras. E também como forma de expor os meus pensamentos e estabelecer um elo de desenvolvimentos de idéias, não ficando palavras soltas sem atingir os objetivos.
Sempre vi o mundo de forma diferente das demais pessoas as quais me relacionava e percebi que minhas palavras tinham outro teor das demais pessoas.
Eu falo de humanitarismo, da dignidade da pessoa humana, do amor, da esperança e acima de tudo da solidariedade humana. Às vezes percebo que estou fora de moda, ou velha demais para estar falando destes assuntos.
Se Brasília com sua cúpula não se preocupa com estes assuntos, porque eu ou você deveria se preocupar. È sim, responsabilidade minha e sua, de estar atento para os que sofrem. Um dia fui estudar direito, depois de tanto anos só para compreender melhor as leis do meu país.
Porém, vejo que os interesses sociais estão além das palavras que se pregam a cada dia.
E que está na Constituição Federal, no Art.5º é lindo demais para ser verdade. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residente no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. Se colocado em pratica viveríamos com mais dignidade.
A justiça é lenta, somente pobre vai para cadeia, são desrespeitosos com as nossas crianças, prostituição de menores sem os culpados serem presos, as mulheres que continuam apanhando dos maridos, porque a Lei Maria da Penha não tem eficácia. É claro que melhorou, mas os nossos Magistrados ainda não compreenderam que quem bate em mulher tem que ir mesmo para a cadeia. Os nossos idosos que são sempre desrespeitados. Existe uma lei que sua aplicabilidade não funciona. E o Estatuto do Idoso que é desde 2003 ninguém respeita. Isto porque a Constituição Federal deveria ser ensinada na escola para o jovem aprender desde cedo seus direitos e deveres.
Enfim não quero me estender aqui, pois ficaria cansativo só colocando leis que sua aplicabilidade não tem eficácia. E ainda temos um longo debate sobre os direitos sociais Constitucionais que se encontra no Art.6º da Constituição da Republica Federativa do Brasil, bem como a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados. É fato para a sociedade o não cumprimento da Carta Magna. Os políticos estão ocupados demais com seus interesses pessoais e financeiros, para se preocupar em cumprir o que a lei determina.
Durante estes oito meses tenho falado de amor, ódio, paixão, felicidade e de esperança.
Eu sou brasileira e tenho esperança de vê meu país respeitar seu próprio povo.
Acredito que se todos se engajarem em um só pensamento, de idéias que possam fazer nossos políticos saírem dos seus casulos e olhar para as pessoas com dignidade. Ai sim vai cada um desempenhar o papel de cidadão.
Embora os políticos não estejam nem ai para quem os elegeu, mas no próximo ano vai acontecer mais uma eleição. É hora de mudança no comportamento, devemos sair das nossas confortáveis poltronas para rever a onde erramos. Todas as mudanças devem começar por alguém em algum lugar.
Convoco a todos os leitores deste blog para refletir, é hora de mudança.
Obrigada por ler o que estou escrevendo, pois me sinto em uma missão.
Um abraço a todos.

6 comentários:

  1. Muito bem!
    É assim que praticamos a cidadania minha amiga,cada um faz a sua parte,evitar comprar produtos com preços muito altos,pedir a nota fiscal para o comerciante,botar a boca no trombone como você está fazendo,não jogar lixo na rua e etc...
    Os atos de cidadania evolui esse planeta de alguma forma.É utópico pensar que as pessoas vão mudar, a falta de educação nesse país tem utilidade,o voto para colocar esses canalhas no governo vem deles,dos miseráveis.
    A minoria tem alguma graduação nesse país,
    o Brasil é feito dos votos das bolsas esmolas,dos vales isso,vale aquilo...
    É uma luta de cachorro grande,A FOME X POLITICA.

    Um abraço minha linda,estou sentindo falta da tua opnião nos meus post.
    bjs Gê

    ResponderExcluir
  2. Alô querida, passei só para dizer um Oi.
    Desejo-lhe uma ótima semana!!!
    Bjs.
    Eliane

    ResponderExcluir
  3. Ameei esse post! Sério! Sou estudante de Direito e estou apaixonadaa pelos artigos, em especial o 5º da CF. É simplesmente perfeito. Mas concordo, infelizmente, com tudo que vc disse: há descaso, ineficácia.. E as controvérsias? Qual direito é mais importante: o da liberdade ou o da vida? Sim, porque o nascituro tem seus direitos resguardados desde a fecundação, mas, se houver riscos para a mãe, ou se for estupro, ela pode abortar. Entende? Liberdade ou vida? Complicado... Inclusive, acabei de fazer um artigo científico sobre esse assunto, o direito à vida com ênfase noo aborto de fetos anencefálicos. Ameei seu post! =D

    *Desculpa não estar te visitando! Mas estou suuper sem tempo, sabe? Tah muito apertado na facul, época de entregar trabalhos e fazer provas. Mas quando eu tiver um teminho mais, venho todos os dias! E obrigada pelo coment lah no meu blog. De novo, concordo com vc: arriscar até que é legal, mas não devemos perder o que está no foco! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Eh, nem tudo na vida eh tão justo, mesmo com o Direito presente para fazer isso real. Mas, se não há como todos tomarem consciência e agir de maneira justa e igualitária, que possamos fazer a diferença calmamente!
    Obrigada pelo inteligente coment lah no blog!
    E estou amando o mundo do Direito, apesar de não querer atuar na área da advocacia...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Oi Lucimar!!!
    Fiquei completamente encantada e emocionada com o seu texto.
    Realmente a mudança tem que começar em algum lugar, Tem que começar alguma hora...
    Beijinhos
    Ângela

    ResponderExcluir
  6. Um texto lúcido e pertinente! Nós é que agradecemos por postagens assim que levam uma mensagem com força e coerência. Adorei, Lucimar.
    Bjs

    ResponderExcluir