terça-feira, 29 de setembro de 2009

A onde está a sua felicidade

Tenho aqui neste blog falado inúmeras vezes sobre a felicidade. E percebo que se eu fosse escrever todos os dias ainda teria mais e mais páginas para falar o que é felicidade.
No entanto a verdade é: a felicidade será sempre cantada em versos e prosas pelos poetas, os livros se deleitam ao falar deste assunto, pode até ser discutida nos bares nas rodas de amigos e até pesquisas cientificas são realizadas para encontrar a verdadeira razão pela a qual o ser humano sente este tipo de sentimento momentâneo.
No entanto por mais definições que sejam atribuídas a esse sentimento, muita gente ainda se indaga sobre seu real significado. Só uma coisa é unânime: todos querem encontrá-la.
A felicidade às vezes é assim. Ao acordar, você recebe mais uma chance de fazer novas coisas, aí cabe a você resolver o que irá fazer com essa oportunidade. Ser feliz da forma mais simples, valorizando os momentos como se fosse único.
A eterna felicidade é uma utopia, mas o homem vive nesta eterna procura.
Na vida cada um pode a qualquer minuto viver este momento. O problema é que o homem, principalmente nessa sociedade consumista, é levado a crer que a felicidade se encontra na satisfação do Eu, logo busca incessantemente o prazer em bens. Quando olharmos através das pessoas, percebemos que elas nunca atingem realmente a felicidade, o que ocorre são momentos felizes, às vezes vem sucedido por sofrimentos e frustrações. Passa-se a crer que tudo isso é um ciclo infindável.
Portanto creio que a verdadeira felicidade é uma constância de espírito e não apenas momentos.
Percebe-se que a raiz do sofrimento é o apego, não apenas material mais ao próprio eu, que vai aniquilamento as vontades, não permitindo excluir o sofrimento e ser feliz.
A grande busca do homem torna-se incessante, na verdade ele busca algo que no momento o satisfaça, porém a felicidade é algo mais, é milenar, a história nos apresenta esta busca do homem, para encontrar o verdadeiro sentido quando ele realiza alguma coisa.
As consequências de suas decisões, é resultados das suas ações e das suas reações a frente de si mesmo, são inerentes a cada pessoa. Se você procura essa descoberta, está dando um grande passo no caminho ao seu sucesso e da sua felicidade.
O mais complicado da felicidade é que a gente tenta sempre encontrá-la nos outros e não em nós mesmos e as pessoas não são obrigadas a nos fazerem felizes. Aí nos frustramos e somos mais infelizes ainda.
Encontrar a felicidade é pessoal demais, torna-se complicado para ser entendida por outro. Ainda não foi possível definir os pilares básicos nos quais ela se sustenta. Cada um tem seu nivelamento em termos deste assunto e não tem como medir quantitativamente, e nem comparar a nada.
Ser feliz é uma atitude comportamental, tornando a sua execução uma grande tarefa, na qual depende de outros fatores, para que possamos desempenhar com sucesso essa procura.
Nietzsche escreveu: "Não há nada de exausto, nada de caduco, nada de perigoso para a vida, nada que calunie o mundo no reino do espírito, que não tenha encontrado secretamente abrigo em sua arte; ele dissimula o mais negro obscurantismo nos orbes luminosos do ideal".
Saber apreciar.
Na verdade a busca da felicidade vem sempre acompanhada de uma relativa calmaria, sendo assim sempre podemos resgatar as nossas forças.
Felicidade é um analgésico mental e físico.

14/03/09
ML Sant`Ana

Um comentário:

  1. Nossa, Lucimar! Amei o texto! Parabéns! (:

    *Obrigada pelo coment lah no blog! Realmente, toh um pouco sumida... Eh a facul, tah cada dia mais apertado! Mas, pd deixaar! Voh arrumar sempre um tempinho pra visitar o seu blog!

    bjoo

    ResponderExcluir